MOTOGP: VALENTINO ROSSI OBTÉM POLE-POSITION EM MUGELLO

Grande Prémio de Itália Oakley – Autódromo de Mugello

MOTOGP: Valentino Rossi obtém pole-position

O Campeonato do Mundo de MotoGP cumpre este fim-de-semana mais um conjunto de três corridas, desta vez, no Autódromo de Mugello.

É a sexta prova do calendário. O programa arrancou sexta-feira, prosseguiu este sábado com as qualificações, no circuito com 4,2 km de comprimento e 15 curvas (6 à esquerda e 9 à direita).

Nas qualificações deste sábado Valentino Rossi foi a estrela ao conseguir averbar a primeira pole-position da temporada – 1:46.208 – garantido assim a presença na primeira linha da grelha de partida do GP de Itália. O piloto da Movistar Yamaha MotoGP, nove vezes campeão mundial, obtém ainda o novo recorde da pole-position.

Sem ganhar em “casa” desde 2008 há sensivelmente um ano e meio que o “Doutor” não sentia o gostinho de fazer uma pole, a 65.ª da sua carreira. Em entrevista, Rossi mostra-se surpreendido e vai dizendo que “foram buscar ideias antigas” que resultaram numa “melhor sensação” em relação ao pneu da frente. Acredita que a escolha de pneus vai ser crucial para o desfecho da corrida. Se terminar no Top 5, o piloto italiano somará mais de 5000 pontos, na classe rainha. Apresentou nova decoração do capacete, alusiva a Itália, numa homenagem ao Dia da República Italiana, comemorado no dia 2 de junho. O imenso “povo amarelo”, formado pelos seus fãs, estará à espera da vitória. Relembramos que Rossi somou, na 15ª volta do GP de Espanha, a bonita soma de 40 075 km em corrida no Campeonato Mundial, perfazendo assim uma volta ao planeta.

Ao seu lado vai estar Jorge Lorenzo (Ducati Team), que alcançou o segundo melhor tempo – 1:46.243.

Completa a primeira linha da grelha, Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGP), com 1:46.304.

Andrea Iannone (Team Suzuki Ecstar), Danilo Petrucci (Alma Pramac Racing) e Marc Marquez (Repsol Honda Team) integram a segunda linha da grelha de partida.

A terceira linha da grelha do GP de Itália é constituída por Andrea Divizioso (Ducati Team), nono no campeonato mundial, que tem ao seu lado Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol) e Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3).

A fechar a grelha de partida estão Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), Jack Miller (Alma Pramac Racing) e Franco Morbidelli (EG 0,0 Marc VDS).

O Grande Prémio de Itália Oakley realiza-se este domingo, às 13h00, antes tem lugar a prova de Moto3, com início às 10h00 e a prova de Moto2, às 11h20.


Moto2: Miguel Oliveira quer encurtar distância para o líder do campeonato  

#44 Miguel Oliveira. O piloto português chega a Itália em 2.º lugar na classificação geral, tendo conquistado uma posição apesar do difícil final de semana que teve há 15 dias em França. O objetivo do piloto de Almada, em Mugello “vai ser tentar encurtar a distância para o atual líder do Campeonato pelo máximo de pontos possível e desafiar a vitória”, lê-se na sua página oficial.

A propósito da corrida deste domingo Miguel Oliveira comenta: “Entramos neste GP depois de um teste positivo no Circuito Barcelona-Catalunha, na segunda-feira, o que, certamente, nos vai ajudar, pois fizemos melhorias importantes na configuração da nossa KTM. Esta é uma pista diferente em relação a Le Mans, por isso estou confiante de que podemos chegar às primeiras posições novamente. Tenho boas recordações de Mugello; foi onde consegui a minha primeira vitória em Moto3 e no ano passado ficámos aqui em quinto lugar – um lugar que espero que melhore este domingo. Vamos trabalhar para podermos lutar pela vitória. Tenho a certeza que podemos ganhar, por isso, vamos trabalhar arduamente para o conseguir”. Nós acreditamos. Força Miguel!

 

Mattia Pasini consegue pole-position

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) alcançou o 11.º tempo na qualificação para o GP de Itália de Moto2, pelo que sai da quarta linha da grelha de partida. O piloto português fez a melhor volta com o tempo de 1:42.125, ficando a 0,570s da pole-position.

Mais uma vez, e já começa a ser um hábito, Miguel Oliveira arranca do meio do pelotão. Espera-se, que como já referiu, venha a suplantar os mais diretos adversários e termine a corrida no Top3.

A pole-position foi obtida pelo italiano Mattia Pasini (Italtrans Racing Team), que tem ao seu lado na primeira linha da grelha de partida o alemão Marcel Schrotter (Dynavolt Intact GP) e o espanhol Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS).

Na segunda linha da grelha estão Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46) que tem a seu lado Simone Corsi (Tasca Racing Scuderia Moto2) e Romano Fenai (Marinelli Snipers Team).

A corrida de 21 voltas deste domingo terá início às 11h20, hora de Portugal Continental.


Quadro Qualificação MotoGP

 


Quadro Qualificação Moto2

 


Quadro Qualificação Moto3


Grande Prémio de Itália Oakley – Autódromo de Mugello

Inaugurado em: 1920
Comprimento: 4,2 km
Curvas: 6 à esquerda; 9 à direita
Largura: 14 m
Reta maior: 1.141 m
Distância prova MotoGP: 120,6 km (23 voltas)
Distância prova Moto2: 110,1 km (21 voltas)
Distância prova Moto3: 104,9 km (13 voltas)
Melhor volta: 1:47.639 – Mark Marquez
Velocidade média: 174,2 km/h
Velocidade máxima: 354,9 km/h

 

Programa para este domingo:

7h40 – Warm Up Moto3
8h10 – Warm Up Moto2
8h40 – Warm Up MotoGP
10h00 – Corrida Moto3
11h20 – Corrida Moto2
13h00 – Corrida MotoGP

 

#TablierMagazine
Fonte: MotoGP / #44 Miguel Oliveira | Fotos: #44 Miguel Oliveira / MotoGP

Related posts